Sem título há 19 anos, Brasil vira campeão de polêmicas na Fórmula 1

Pilotos brasileiros estão marcados mais pelos problemas que pelas conquistas





A polêmica envolvendo a ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Felipe Massa foi apenas mais um capítulo das confusões envolvendo os pilotos brasileiros na Fórmula 1. Sem títulos nos últimos 19 anos, os competidores do país aparecem mais pelos problemas que pelas vitórias.


Até o GP da Alemanha, disputado neste domingo (25), Massa parecia que iria escapar desse tipo de situação com o destaque conseguido nos últimos anos. O piloto brasileiro, apesar de visivelmente contrariado, confirmou que facilitou a vida do companheiro, mas negou ordem da equipe.

- Sim, definitivamente. Nós não temos ordens de equipe. Se você não está conseguindo fazer o melhor, tem que ajudar o time. Eu mostrei hoje quão profissional eu sou. Eu trabalho para uma empresa e fui profissional.

Vale lembrar que em 2007 o brasileiro foi muito importante auxiliando Kimi Räikkönen a conquistar seu título mundial, superando Lewis Hamilton e o próprio Fernando Alonso, mas nunca de forma tão explícita.

Essa situação foi muito parecida com a vivida por Rubens Barrichello em 2002, quando abriu na última volta para seu então companheiro de equipe, Michael Schumacher, vencer o GP da Áustria.

Na época, o piloto se mostrou conformado com a situação e afirmou não pensou em desobedecer as ordens da equipe, mas cutucou a ordem da equipe.

- Não passou pela minha cabeça desobedecer a ordem. Hoje, não. Meu contrato diz que tenho que seguir ordens. Não cita que tenho que deixar ninguém passar.


Coincidentemente, os dois beneficiados nessas duas provas já se envolveram em outras confusões envolvendo brasileiros.

Fernando Alonso esteve envolvido em um escândalo que teve a participação de Nelsinho Piquet e do chefe da Renault, Flávio Briatore. O brasileiro teria forçado um acidente no GP de Cingapura para a entrada do safety car na pista, o que ajudou na vitória do espanhol.

Piquet denunciou o caso após ser demitido da Renault em 2009 e o caso foi julgado pela Federação Internacional de Automobilismo. Os pilotos não foram punidos, porém Briatore foi banido do automobilismo (sentença revogada em 2010).

Já Schumacher ganhou a ira dos brasileiros ao substituir Roberto “Pupo” Moreno, na Benetton, em 1991. A polêmica surgiu porque o piloto recebeu seu comunicado de demissão na semana do GP de Monza daquele ano.


Sem título há 19 anos, Brasil vira
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