Rede botnets: o ataque dos computadores zumbis

Rede botnets: o ataque dos computadores zumbis


Um cracker espalha um malware pela Internet, que se instala em alguns computadores, se reproduz como um vírus real e injeta seu "código viral" em milhares de sistemas, sem que suas vítimas percebam. E, com isso, o que enche é a conta bancária do criador da praga.
A história poderia dar origem ao roteiro de um longa-metragem recheado das mais absurdas as referências à cibercultura, mas está acontecendo de verdade, movimentando verdadeiras fortunas. Isso é possível graças à ação das botnets.
autor: redacao

Um pouco de história
Botnets podem ser definidas como redes de computadores bots (robôs), também conhecidos como zumbis. Ou seja, máquinas contaminadas com programas maliciosos que podem ser controladas remotamente sem o consentimento do usuário. Com isso, cibercriminosos podem criar uma rede poderosa com milhares de computadores com custo nulo ou baixo, basta fazer o download de um dos vários kits para criação de botnets disponíveis na Internet. E, é claro, lançar mão de muita criatividade para "convencer" as vítimas a submeter seus sistemas, através de táticas de engenharia social.  Os bots surgiram sem fins maliciosos no final dos anos 80, logo após a invenção do IRC (Internet Relay Chat), protocolo de bate-papo e troca de arquivos, que foi o principal meio de comunicação via mensagens instantâneas na web durante a década de 90 e início dos anos 2000, antes da popularização do MSN Messenger e de redes sociais como o Orkut e o Twitter. Na época, os bots serviam para permanecer em um canal do IRC e realizar algumas ações enquanto seu dono estava ocupado ou longe do computador. O primeiro bot já criado foi o GM, desenvolvido em 1989 por Greg Lindahl, com a única função de jogar "Hunt the Wumpus", game baseado em texto com o objetivo de explorar um labirinto, com os usuários do canal.

Imagem: jfc.org.uk
Depois, surgiram vários outros bots como forma de prevenir que os canais fossem roubados na ausência do dono. Quem foi frequentador assíduo de canais de bate-papo via IRC deve se lembrar desses bots, que apareciam como um usuário comum e respondiam a certos comandos, como solicitação de data e hora, por exemplo. Eles também podiam expulsar do canal pessoas que infringiam as suas regras, bem como "responder" aos usuários com certas frases pré-programadas.

Imagem: Wikipedia
Não demorou muito para que crackers percebessem o potencial desses robôs para executar ações maliciosas. Os bots evoluíram suas funções, passando a atender não apenas um usuário (o seu criador), como toda uma comunidade. Entre 1999 e 2000, surgiram várias ameaças que exploravam vulnerabilidades do IRC, em especial do cliente mIRC, que trazia duas características fundamentais para o desenvolvimento das botnets: a capacidade de rodar scripts em resposta a ações no servidor IRC e a possibilidade de realizar conexões através das portas TCP e UDP.
O título de primeira botnet baseada em um cliente IRC é comumente associado ao GTBot (Global Threat Bot), criado no início dos anos 2000. Trata-se, basicamente, de um cliente mIRC modificado, rodando em modo invísivel para passar despercebido pela vítima, que se espalhou disfarçado de um software utilitário para limpeza dos arquivos do PC. Uma vez instalado, o cavalo-de-troia abre o cliente mIRC invisível e entra em um canal determinado, onde permanece aguardando as instruções do cracker.
Um passo significativo para a disseminação das botnets foi dado em 2002, por um programador russo conhecido como "sd". Ele foi o responsável não só pela criação do SDBot, baseado na linguagem de programação C++, como pela liberação do seu código-fonte na web, bem como por fornecer seu e-mail e número do ICQ para contato. Assim, esse bot tornou-se plenamente acessível para usuários mal intencionados e, como consequência, ainda hoje muitos bots incluem partes do código ou conceitos do SDBot original.

Rede botnets: o ataque dos computadores zumbis - Segunda parte
autor: redacao
Spams e Privacidade bancária ameaçada
A rede zumbi Zeus é uma das mais conhecidas e disseminadas no mundo todo. No Reino Unido, clientes de um dos seus maiores bancos são vítimas de cibercrimes através dessa botnet. A empresa de segurança M86 descobriu o ataque e calculou mais de três mil vítimas com as contas bancárias roubadas. Pouco a pouco, em uma tentativa de não levantar suspeitas, o rombo já ultrapassa os US$1.077.000.

Mas existe um detalhe: não se deve falar em uma botnet Zeus, mas sim várias delas. Existem inúmeras redes diferentes controladas por diversas variantes, todas originárias do malware ZBot. O Zbot é um malware do tipo cavalo-de-troia especializado em roubar credenciais de internet banking através da captura das teclas digitadas pelo usuário. Foi identificado pela primeira vez em julho de 2007 e, em 2009, estimava-se que já havia infectado 3,6 milhões de computadores apenas nos Estados Unidos. E a atividade das botnets comandadas por essse malware continua.
Em fevereiro deste ano, cibercriminosos conseguiram obter dados privados, como senhas, de pelo menos dez instituições financeiras americanas, em uma operação que envolveu mais de 74 mil PCs infectados. E a ameaça é perigosa e sorrateira, passando despercebida por 55% dos sistemas com antivírus atualizados, segundo pesquisa da companhia de segurança Trusteer. Em 2009, a estimativa era de que um a cada 100 computadores estava infectado com alguma variante do ZBot.
Além do roubo de credenciais bancárias e de desvio de dinheiro, as botnets ainda apresentam outra função: a de espalhar spam. De acordo com estatísticas do mês de agosto da M86 Security, o tráfego de spam representa 90,4% de todo o volume de e-mails enviados no mundo. Em média, 84% dessas mensagens indesejadas são enviadas através de botnets, como indica o relatório de agosto do Message Labs da Symantec.
Entre as botnets mais atuantes nesse ramo, estão a Rustock na liderança, com 40,99% de todo o volume de spam, seguida por Grum, Cutwail, Mega-D, Lethic, Storm e Bobax. O Brasil aparece entre os países que mais enviam spam através de redes zumbis, "enfrentando" o espaço com Vietman e Reino Unido, com índices que variam de 4% a 8% aproximadamente. Os líderes absolutos são os Estados Unidos, com aproximadamente 15% e Índia, com 7%, conforme a M86 Security.


Rede botnets: o ataque dos computadores zumbis - terceira parte
autor: redacao
Liberte sua máquina
Como os malwares responsáveis por transformar os computadores em “zumbis” se propagam automaticamente através de brechas de segurança, a melhor forma de se proteger é manter o sistema operacional e todos os seus programas sempre atualizados.

Manter um antivírus, também sempre em dia com as atualizações, é importante, mas nem sempre consegue fazer o trabalho sozinho. Um firewall também pode ajudar, uma vez que pode conseguir bloquear a comunicação entre o invasor e o bot instalado no computador, embora não seja capaz de remover o malware.

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) disponibiliza uma cartilha completa sobre prevenção aos riscos da Internet. Recentemente, o Adrenaline ainda publicou uma lista de dez indícios que podem revelar que um PC está sendo controlado por um bot, ou seja, algumas pistas que podem ajudar o usuário a “desconfiar” do seu sistema. 

E prevenir ou barrar a ação de malwares, neste caso, torna-se ainda mais importante. Um bot não só pode incomodar o usuário do PC em que está instalado, como ainda torna a máquina parte de um sistema muito maior, capaz de causar danos a centenas ou milhares de outras pessoas.





VALORIZE O SITE ,AGRADEÇA E COMENTE Postado por Luizinho73
Receba DINHEIRO DIARIAMENTE na Conta BANCÁRIA

FANDO COM JESUS CRISTO !!!

Olá Senhor Jesus Cristo, Pai do céu e da Terra, meu nome é X X X... sei que você está por aí em algum lugar, e sei que você ensinou passo a passo sobre como poder viver na Terra e como poder conviver com as pessoas, mas eu estou vendo que não é facil. Bom, eu estou aqui em frente a um computador e com muita Dor... Dor em meu coração e dores em meu corpo, então nesta àpice da minha vida tive que resolver escrever para você, pois estou vendo que minhas orações não estão adiantando de nada, talvez estou perdendo fé, coisa que muita gente tem e que também muita gente perde.
No momento em que me encontro, estou ficando desesperado. E por isso a razão de minha incoerencia, desde já me desculpe por tamanha petulancia quanto a minha pessoa e a sua integridade fisica e moral, pois estou desesperado. Minha vida está virando de cabeça para baixo dia após dia, e não sei mais o que fazer, faz 5 anos que estou me recuperando de uma dor estranha e confusa em minha coluna que não sei mais o que fazer, pois eu ja estive em muitos lugares procurando a cura para minha pessoa e não obtive exito Por favor Senhor Jesus Cristo, preciso muita de sua ajuda, pois não sei mais a quem pedir ajuda e meus familiares também ja tem seus problemas e eu não gostaria de ser mais um deles. Vou ao contar ao Senhor... um pouco de minha severa e ignorancia história.
  No ano de 2005, estava eu trabalhando tranquilamente em uma empresa grande de boa qualidade de vida  e esperança, então derepente, comecei a sentir dores fortes em minhas partes intimas, ao qual me veio a doecer e a fazer eu me afastar da empresa. E desde então com minha doença cronica e mal sucedida, comecei a perder de tudo um pouco, como por exemplo: carro, objetos pessoas, parentes, amigos, integridade fisica e moral de minha pessoa, trabalho, emprego, diversão, igreja... e assim por adiante. Porque para mim não está sendo facil conviver com essa dor e com as pessoas que ficam olhando para mim e do jeito que eu caminho, além do mais estou sendo sustentado por minha esposa e minhas filhas, e para mim isto não é facil, pois quem me vê de longe e não sabe o que tenho, pensam que sou um homem forte e sadio que está se aproveitando de sua familia. Pois fica aqui bem dito e esclarecido: estou doente, não tenho como voltar ao trabalho e que algumas pessoas que vão cuidar de suas vidas e de sua própria lógica, pois estou doente e muito, mas muito com uma raiva interior que se sair para fora tenho até medo de meus atos incoparaveis de se perder na vida e machucar alguem. Por isso meu Senhor Bom e Amado Senhor Jesus Cristo, pesso-lhe que me acudas e me dê esperança de novo, para viver feliz e com harmonia junto de minha familia e amigos. Pois quando estava trabalhando, eu tinha tudo e estava melhorando de vida e assim que fiquei doente comecei a perder tudo... que isso, isso não é normal e nem humano!!!
Quanto ao meu afastamento, fiquei 3 anos recebendo do INSS, mas depois de muitas consultas e Pericias Médicas, fiquei sem receber  do governo meu recurso, apesar de minha indignação com o INSS, por que estou aqui para poder viver e não para gastar o dinheiro do cofre publico, pois tudo que eu recebia do meu recurso (R$ 510,00 por mês), dava do que comer para meus filhos e minha esposa ao qual vinha a cuidar de mim com banhos e insentivo psicologicos, e agora ja não tenho mais isso. Até hoje ainda nao entendi o porque que a médica do inss disse que se eu precisasse de mais pericias, eu poderia ficar tranquilo que ficaria no recurso até hoje, e veio dois outros médicos da pericia e tirou eu do recurso, e eles mal falavam comigo. Bom, seja como for, Talvez o Homem não aguente ficar sem um tostão no bolso, pois gostaria de pagar meu medico, meus remedios, meus tratamentos e agora não consigo mais.... tô ficando cada vez mais doente.
  Meu Senhor Jesus Cristo, Peço-lhe que me ajude e que cuide muito bem de minha esposa e meus filhos e que leia está carta, quero mudar de vida, dar conforto para minha familia e poder dar o lapis que meu filho me pediu estes dias atraz, uma bola e poder ajudar minha esposa e minhas filhas. Poxa!!! não sou uma pessoa ruim, ajudo no que preciso, sempre ajudei... não estou cobrando não, mas será que eu mereço tamanho desprezo para minha pessoa? estou indignado porque não recebo do INSS, enquanto muitos por aí a fora enganam ou não precisam do recurso, se eu pudesse estaria trabalhando e mandaria todos para a lagoa pescar e não pegar peixe, "para não ser malcriado", porque eu? porque eu? Me Ajude meu Senhor Jesus Cristo.
Esta é minha carta que consegui escrever e desabafar um pouco, que to vendo que minha fé em minhas orações não estão me ajudando em nada, e espero que eu viva com minha familia, meus filhos e minha esposa, pois ainda quero ver os meus bisnetos, mas do jeito que anda as coisas , sei não?
Bom, muito obrigado meu senhor Jesus Cristo por ter esta oportunidade de escrever para o Senhor, e que Deus nos acompanhe e ajude a quem precise... Desde já o meu muito obrigado. Amém.
Nome: X X X
PS: Não escrevo meu nome por que esta carta se dirige só a Deus, Jesus Cristo. A quem eu preciso muito.E declaro aqui meu apelo e que isto é verdade. X X X.


VALORIZE O SITE ,AGRADEÇA E COMENTE Postado por Luizinho73
Receba DINHEIRO DIARIAMENTE na Conta BANCÁRIA

Resultado da Pesquisa

Anuncios II

O MELHOR SÓ PRA VOCÊ

Anuncios IV