Atualizado: 01/9/2010 14:45
Fraudes online geram R$ 900 milhões em prejuízos em 2009
Pesquisa da Febraban revela queda no valor apontado este ano na comparação com número de acessos
País registra atualmente 9 bilhões de transações eletrônicas
“Proporcionalmente, não tem aumentado, já que o número de acessos cresce muito”, destaca Marcelo Câmara, membro do comitê de Prevenção a Fraudes da instituição. Hoje, são realizadas 9 bilhões de transações eletrônicas no país. Mas apenas 0,001% apresentam problemas, que incluem fraudes, informa Câmara.
Especialistas do setor defendem a elaboração urgente de uma leira sobre fraudes ocorridas na internet. Relator de projeto em trâmite na Câmara Federal há dez anos, o deputado federal Júlio Semeghini vai direto ao ponto. “Já passamos do momento de votar uma lei de crimes na web. Temos de tipificar o que é crime. Não dá pra resolver tudo, mas todo mundo quer uma coisa segura”, afirma.
Segundo o delegado federal Carlos Eduardo Miguel Sobral, é importante que seja definido o Marco Civil da internet. Por meio dele, será possível garantir os direitos do usuário na web.
O delegado civil José Mariano Filho, de São Paulo, lamenta a ausência de uma lei específica. Para ele, a polícia está sem ferramentas. “Estou cansado de ver vidas destruídas por conta de crimes cometidas na internet". A coleta de provas, na visão do delegado, está prejudicada por falta de instrumentos legais.
0 comentários:
Postar um comentário
DEIXE SEU BREVE COMENTARIO